Conselho Municipal de Educação da Guarda

Eleição dos representantes dos docentes dos ensinos secundário e básico e dos educadores de infância dos Agrupamentos de Escolas no Conselho Municipal de Educação, de acordo com as alíneas c), d) e e), do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 7/2003, de 15 de janeiro, na sua redação mais recente conferida pelo Decreto-Lei n.º 72/2015 de 11 de maio.

 

 

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Mensagem de Boas Festas AEAAG

NATAL é tempo de celebração em família, de apelar à solidariedade e à fraternidade. Tempo para esquecer, por breves momentos, as dificuldades, olhando para os valores e dando valor às coisas que realmente importam.

Esta é também a época de voltar a página, do planear de um NOVO ANO que ansiamos sempre melhor do que o que está prestes a terminar.

 A Direção deste Agrupamento de Escolas deseja a todos os alunos e suas famílias, docentes e funcionários, um NATAL FELIZ, e um ANO NOVO cheio de sucesso escolar, profissional e social, repleto de afetos e de felicidade, de partilha e de solidariedade.

Informação

MANUAIS ESCOLARES – 1º CEB (1º ano)

 De acordo com a Nota Informativa N.º 2/2016 da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Lei do Orçamento do Estado (Lei n.º 7-A/2016, de 17 de março, de 2016), no seu artigo 127.º, prevê que no início do ano letivo 2016/2017, os manuais escolares são gratuitos para todos os alunos do 1º ano do ensino básico e disponibilizados a título de empréstimo. Essa gratuitidade não inclui os comummente designados “Caderno de Atividades” ou “Fichas de Trabalho”.

Deste modo, informam-se os Encarregados de Educação que:

·         Devem proceder ao levantamento, nos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento, da requisição que lhe permitirá levantar o manual numa das papelarias da cidade;

·         Assinar uma declaração atestando que se comprometem a devolver os manuais em bom estado, decorrente de uma utilização normal e zelosa;

·         A devolução, dos manuais escolares, terá de ser feita pelos Encarregados de Educação, não pelo aluno, até ao dia 30 de junho de 2017, na escola que o aluno frequentou;

·         Da não entrega dos manuais decorre penalidade consumada como pagamento, ao Agrupamento de Escolas, do valor integral dos manuais não entregues ou com devolução não aceite por não se encontrarem em bom estado.

 

Guarda, 11 de julho de 2016

A Diretora

Amélia Maria da Silva Ramos Fernandes

Procedimento de recrutamento externo para a designação de um Professor Bibliotecário para o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque

AVISO

 Procedimento de recrutamento externo para a designação de um Professor Bibliotecário para o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque

Ao abrigo do previsto no artigo 8.º da Portaria nº 192-A/2015 de 29 de junho, encontra-se aberto o procedimento concursal com vista ao recrutamento de 1 (um) professor bibliotecário para o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.

1.       Requisitos de admissão:

1.1 Podem ser opositores ao concurso os docentes de carreira do Ministério da Educação e Ciência e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, que disponham de formação em qualquer das áreas previstas no Anexo II da Portaria nº 192-A/2015, de 29 de junho.

2.       Critérios de Seleção:

2.1. Com vista à seleção dos candidatos a designar para as funções de professor bibliotecário, é ponderada, nos termos do disposto no nº 2 do artigo 11.º da Portaria nº 192-A/2015, de 29 de junho, a seguinte fórmula:

                                    A + B + C = total de pontos

2.2. Para cálculo da fórmula enunciada no número anterior, considera-se:

·        A: o número de pontos obtidos nos termos previstos no anexo II da portaria supra referida;

·       B: 3 pontos por cada ano letivo de desempenho no cargo de professor bibliotecário ou coordenador de biblioteca escolar, integrada ou não na RBE, elemento das equipas que nas direções de serviços regionais de educação desenvolvem funções de apoio às bibliotecas escolares, coordenador interconcelhio da RBE ou membro do Gabinete Coordenador da RBE;

·        C: 1 ponto por cada ano letivo de exercício de funções em equipa ou equipas de coordenação de bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas ou das escolas não agrupadas;

2.3. A atribuição das pontuações previstas no número anterior é efetuada de acordo com a análise dos documentos entregues pelos docentes no decorrer do prazo de candidatura;

3.   Após a aplicação da fórmula, se se verificar a existência de docentes com a mesma pontuação, tem preferência o candidato que obteve maior pontuação, de forma sucessiva, nos pontos A, B ou C do 2.2. do nº 2.

4.   Após a análise das candidaturas e respetiva documentação, o júri elabora e publicita na página eletrónica do Agrupamento, até às 18 horas do dia 01 de agosto, de 2017, a lista final dos candidatos, ordenada por ordem decrescente da classificação obtida em resultado da aplicação da fórmula prevista no nº 2.1. do presente aviso.

5.  O docente com a pontuação mais elevada, resultante da aplicação da fórmula prevista no nº 2.1., é designado pela diretora do agrupamento para o exercício de funções de professor bibliotecário.

6.   Candidatura:

6.1. O prazo para apresentação de candidaturas decorre entre os dia 26 e 31 de julho,  de 2017, devendo as mesmas ser entregues nos Serviços Administrativos do Agrupamento, no horário de expediente;

6.2. Os candidatos podem apresentar a candidatura, por via eletrónica através do seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

6.3. Os candidatos no prazo de candidatura, entregam os documentos comprovativos dos elementos referidos no nº 2.2. do presente regulamento.

7.    O júri do presente procedimento concursal, constituído nos termos do previsto no nº 2 do artigo 8.º da Portaria nº 192-A/2015, de 29 de junho, é presidido pela Diretora e pelos docentes Anabela Carvalho Lamelas e Isabel Maria Marques Amador, do quadro de Agrupamento, do Grupo de Recrutamento 300, conforme Despacho da Diretora, de 13 de julho.

8.    Da lista final de classificação, cabe recurso hierárquico, sem efeito suspensivo, a interpor no prazo de cinco dias úteis a contar do dia seguinte à divulgação da lista prevista no ponto 4., para o Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

                                                                                       Guarda, 26 de julho de 2017

                                                                                               A Diretora

                                                                                          (Amélia Maria da Silva Ramos Fernandes)

Download da declaração para concurso

 

Pautas de avaliação - 3º Período

Informa-se toda a comunidade educativa que se encontram afixadas no local habitual e no GIAE ONLINE as pautas de avaliação.

DELF Scolaire 2017 - Resultados

Informam-se os alunos candidatos aos exames DELF Scolaire – e respetivos Encarregados de Educação – que os resultados destas provas se encontram afixados na Escola.

Os Professores de Francês congratulam-se pelos resultados alcançados.

 “Parabéns aos alunos!”

AVISO

Avisam-se os alunos a quem foi concedida a Bolsa de Mérito, que se encontra a pagamento a 3ª prestaçãoPara o efeito devem dirigir-se aos Serviços de Ação Social Escolar.

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