Calendário Escolar 2022/23
Calendário escolar para o ano letivo 2022/23
Calendário escolar
No próximo ano letivo, o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque vai mobilizar a medida prevista no Plano Escola+ 21|23 relacionada com a semestralização do calendário escolar.
"A organização do calendário escolar, designadamente em semestres, tem-se revelado potenciadora da mudança ao nível das práticas pedagógicas, bem como da avaliação pedagógica."
"Pretende-se assim que esta medida se constitua como uma medida global promotora da qualidade das aprendizagens e do sucesso de todos os alunos."
Esta medida é, no âmbito da autonomia curricular, uma opção agregadora da comunidade educativa tendo sido debatida, planeada e acordada com a associação de pais e encarregados de educação em articulação com a Câmara Municipal da Guarda.
Interrupções letivas
A organização semestral do calendário escolar permite, entre outros benefícios e impactos, o equilíbrio entre períodos letivos e períodos de pausa proporcionados a alunos e professores.
No calendário escolar aprovado para a ano letivo 2022/23, estão previstas 6 interrupções letivas para a educação pré-escolar e 1.º CEB e 5 interrupções letivas.
Este modelo de organização do calendário escolar permitiu aumentar o número de interrupções letivas em relação ao calendário "tradicional" permitindo, desta forma, que a comunidade escolar usufrua de pausas estratégicas que permitem o necessário descanso.
Propósitos
A organização semestral do calendário escolar, enquanto medida do Plano Escola+ 21|23, confere às escolas a oportunidade de decidirem e ajustar o ano letivo às necessidades do seu Projeto Educativo.
Constituem objetivos da organização semestral do calendário escolar no Plano Escola+ 21|23:
Potenciar a mudança das práticas pedagógicas e de avaliação para as aprendizagens.
Promover o trabalho interdisciplinar de modo a potenciar aprendizagens a partir de problemas/temas (com as semanas multidisciplinares).
Distribuir de forma mais equilibrada os períodos letivos e os períodos de pausa letiva.
A instituição espera que adoção da presente medida tenha impacto no tempo disponível para as aprendizagens de qualidade, na diversidade dos instrumentos de report/avaliação das aprendizagens e na redução dos períodos de concentração destinado à avaliação das aprendizagens.