Programa Escolas Bilingues
Bilingual Schools Programme
Projeto AEAAG - Escola Bilingue
O Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme em Inglês (PEBI) foi criado a partir de 2016/2017 no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), e o British Council Portugal, parceria que conta com o acompanhamento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).
O ensino e a aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, promovida através de abordagens como a educação bilingue é, há vários anos, recomendada pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira porque:
Ao usar a língua, os alunos aprendem imediatamente sem ter de aguardar por uma oportunidade futura para o fazer;
Estão mais expostos à língua estrangeira - Inglês-, sem aumento da carga horária letiva semanal, o que potenciará a obtenção de níveis de proficiência comunicativa mais elevados;
Desenvolvem uma aprendizagem significativa, motivadora, inclusiva e intercultural ao longo do seu desenvolvimento pessoal e do seu percurso educativo.
Assim, consideramos relevante oferecer o ensino bilingue em Inglês, no AEAAG, com início no Pré-escolar, 1.º, 5.º, 7.º e 8.º anos (sujeito à constituição de grupo/turma), proporcionando aos nossos alunos o desenvolvimento das competências na língua Inglesa, de forma integrada e transversal às diversas áreas do conhecimento, para que possam tornar-se cidadãos capacitados para interagir/comunicar numa Europa e num mundo que são, cada vez mais, multilingues e multiculturais.
O ensino do currículo escolar de algumas disciplinas será feito em duas línguas diferentes, que convivem num ambiente bilingue e que, a partir desse contexto, trabalham juntas de igual forma e com mesmo peso nos conteúdos curriculares. A segunda língua não é ensinada como uma língua estrangeira, mas como uma língua parceira que agrega o conhecimento linguístico e também a cultura do outro e a sua visão de mundo.
Este tipo de oferta abrange a maioria dos países europeus, que promovem a aprendizagem do currículo através de 2 línguas ou através de uma língua estrangeira. Nesta linha, também a aprendizagem precoce de línguas estrangeiras tem vindo a ser recomendada pelas políticas linguísticas europeias, sendo hoje em dia uma realidade numa idade cada vez mais precoce e tendo como principal oferta o Inglês.
Assim, consideramos relevante oferecer o ensino bilingue em Inglês, no AEAAG, com início no 7.º ano, proporcionando aos nossos alunos o desenvolvimento das competências na língua Inglesa, de forma integrada e transversal às diversas áreas do conhecimento, para que possam tornar-se cidadãos capacitados para interagir/comunicar numa Europa e num mundo que são, cada vez mais, multilingues e multiculturais.
Ambiente bilingue
O ensino do currículo escolar de algumas disciplinas será feito em duas línguas diferentes, que convivem num ambiente bilingue e que, a partir desse contexto, trabalham juntas de igual forma e com mesmo peso nos conteúdos curriculares. A segunda língua não é ensinada como uma língua estrangeira, mas como uma língua parceira que agrega o conhecimento linguístico e também a cultura do outro e a sua visão de mundo.
Os alunos desenvolvem não só uma aprendizagem significativa e motivadora, mas também uma aprendizagem inclusiva e intercultural ao longo do seu desenvolvimento pessoal e do seu percurso educativo como cidadãos portugueses e europeus.
Objetivos
Sensibilizar os alunos, e os encarregados de educação, para a importância do Inglês no mundo global;
Desenvolver, gradualmente, a proficiência comunicativa dos alunos do 3.º ciclo da escolaridade obrigatória, em língua inglesa, de forma integrada e articulada com os diversos conteúdos curriculares, em contextos diversos;
Promover uma educação inclusiva e intercultural;
Desenvolver as capacidades dos alunos para apoiar simultaneamente o desenvolvimento da comunicação em Inglês e o conhecimento dos conteúdos curriculares nessa língua;
Desenvolver a literacia em língua inglesa, numa aprendizagem integrada de conteúdos do currículo de diversas disciplinas não linguísticas;
Desenvolver as competências dos alunos em Inglês, habilitando-os para, futuramente, estudarem/trabalharem em qualquer contexto.