A Robótica no AEAAG

A Robótica no AEAAG está presente em todos os níveis de ensino, com bastante incidência no 1ºCEB e no Curso profissional de Informática de Gestão.

É dinamizada em contexto sala de aula, podendo ser complementada e explorada no Clube de Robótica.

O Clube de Robótica, através de ferramentas pedagógicas e dinâmicas, tem como objetivo principal abordar diversos conteúdos e desenvolver aprendizagens baseados na STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), contribuindo para as competências essenciais dos alunos.

A partir do ano letivo 2022/2023 o Clube de Robótica fará parte do projeto “Clube Ciência Viva”, projeto este constituído por espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, para promover o acesso a práticas científicas e tecnológicas inovadoras.

Ciência e Robótica

É fundamental estimular, cada vez mais, as STEM (Science, Technology, Engineering and Maths), pois estas disciplinas estão associadas ao desenvolvimento de competências como o pensamento lógico-matemático ou resolução de problemas, a concentração, a criatividade e a motivação. A programação e a robótica são duas áreas/disciplinas em que a sua aprendizagem representa um conhecimento essencial nas profissões de amanhã.

Projeto - O robô triciclo

Quando deslocamos o robô para trás, as rodas giram provocando tensão no elástico, acumulando desta forma energia. Quando soltamos o robô triciclo, o elástico vai voltar ao seu estado normal e liberta a energia acumulada nas rodas, fazendo o triciclo movimentar-se para a frente. Este procedimento pode ser feito em sentido contrário.

Projeto - O robô ginasta

Graças às pilhas e ao atuador, o mecanismo do robô ginasta consegue realizar um movimento giratório, ancorado num eixo. Ao ativar o interruptor do porta-pilhas, o circuito fecha-se e permite que passe a corrente armazenada nas pilhas para o motor. Quando o motor recebe essa eletricidade, gira, transformando a energia elétrica no movimento do ginasta, graças à transmissão que se produz no elástico.

A vida de um robô

Elektro - Uma celebridade robótica

Em 1937, a companhia elétrica Westinghouse criou a Elektro, um robô humanoide dourado e brilhante com mais de dois metros de altura. Conseguia distinguir algumas cores através dos seus sensores colocados nos olhos que detetavam a luz. Movia-se devido a uma combinação de motores elétricos, cabos e interruptores. Reproduzia frases gravadas em discos de vinil.

Radioplane OQ-2 - O primeiro drone da história

Foi um avião telecomandado utilizado pelo exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial como alvo aéreo para que os pilotos treinassem a sua pontaria. Era como um drone mas com tecnologia antiga!

Elmer e Elsie - Robôs com forma de tartaruga

Os primeiros robôs «inteligentes» foram criados, entre os anos 1948 e 1949, pelo neurologista! William Grey Walter. Não eram humanoides, pois tinham a forma de tartarugas. E como qualquer animal de estimação, deram-lhes o nome de Elmer e Elsie. O nome científico deles era Machina speculatrix, como se fossem animais de verdade! Tinham uma célula fotoelétrica que detetava as mudanças de luz à sua volta. Tinham um segundo sensor de movimento que localizava os possíveis obstáculos, evitando assim que as tartarugas chocassem contra eles.

Unimate - O primeiro robô industrial

O inventor George Devol e o empresário Joseph Engelberguer propuseram-se construir juntos um robô que ajudasse o Homem a realizar trabalhos mais duros. Desta forma fundaram a Unimation, em 1959, a PRIMEIRA EMPRESA de ROBÓTICA da história! Era articulado e podia ser programado para se poder mover em qualquer direção. Tinha uma pinça na extremidade que exercia a pressão exata em cada momento de ação. Guardava informação num «TAMBOR MAGNÉTICO», uma espécie de disco rígido, de forma cilíndrica. Conseguia MEMORIZAR 200 MOVIMENTOS diferentes.