Projeto EBIF

EBIF - Escolas Bilingues Intercultural de Fronteira

Este projeto tem a prestação de 5 turmas do Agrupamento em interação com 6 turmas do Colégio de Miróbriga de Ciudad Rodrigo.

É um projeto transfronteiriço que abrange os Ministérios de ambos os países e onde as escolas de fronteira selecionadas trabalham em colaboração, partilha e a pares. As atividades que são desenvolvidas nas turmas são adaptadas para ambas as línguas, permitindo aos alunos desenvolver competências linguísticas plurilinguismo e a interculturalidade.

O projeto teve formação teórica para professores e no momento está a ser desenvolvido nas turmas com atividades práticas e colaborativas entre os parceiros.

Também visa um olhar diferente sobre as escolas de fronteira e a mais-valia que estas têm no desenvolvimento abrangente dos alunos envolvidos.

Rota do Contrabando

Decorreu no dia 7 do corrente uma atividade cultural pelas terras da Raia, a fim de dar a conhecer aquela identidade; suas gentes, suas estórias e cultura.

Do Sabugal à fronteira, entre os Foios e Navas Frias, passando pelo Soito e Quadrazais; mostrámos as nossas raízes.

Estiveram presentes professores da Universidade de Aveiro e Complutense de Madrid, que fazem parte de um projeto transfronteiriço, promovido pela OEI (Organização do Estados Ibero-Americanos) e os Ministérios da Educação de ambos os países; professores participantes no projeto e outras entidades da terra que permitiram o sucesso do evento.

A Rota do Contrabando, como lhe chamámos pretendeu levar os participantes pelas estórias de outros tempos que marcaram aquele povo.

Houve envolvimento, partilha, divertimento e muita alegria.