Calendário Escolar 2023/24

Calendário escolar para o ano letivo 2023/24

Calendário escolar

No próximo ano letivo, 2023/24, o AE Afonso de Albuquerque vai manter a medida prevista no número 4 do Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, optando pela organização semestral do calendário escolar.

"A organização do calendário escolar, designadamente em semestres, tem-se revelado potenciadora da mudança ao nível das práticas pedagógicas, bem como da avaliação pedagógica".

"Pretende-se assim que esta medida se constitua como uma medida global promotora da qualidade das aprendizagens e do sucesso de todos os alunos2.

Esta medida é, no âmbito da autonomia curricular, uma opção agregadora da comunidade educativa tendo sido debatida, planeada e acordada com a associação de pais e encarregados de educação em articulação com a Câmara Municipal da Guarda.

Interrupções letivas

A organização semestral do calendário escolar permite, entre outros benefícios e impactos, o equilíbrio entre períodos letivos e períodos de pausa proporcionados aos alunos, às famílias e aos professores.

No calendário escolar aprovado para a ano letivo 2023/24, estão previstas 5 interrupções.

Em 2023/24, este modelo de organização do calendário escolar permitiu aumentar o número de interrupções letivas em relação ao calendário "tradicional" proporcionando, desta forma, que a comunidade escolar usufrua de pausas estratégicas que permitem o necessário descanso.

A experiência adquirida no ano letivo anterior permite, agora, planear o ano escolar, as atividades letivas, os momentos de aplicação dos instrumento de avaliação classificatórios e as atividades escolares de caráter formativo com outro know how

Propósitos

A organização semestral do calendário escolar, enquanto medida prevista no número 4 do Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, confere às escolas a oportunidade de decidirem e ajustar o ano letivo às necessidades do seu Projeto Educativo.

Constituem objetivos da organização semestral do calendário escolar:

A instituição espera que adoção da presente medida tenha impacto no tempo disponível para as aprendizagens de qualidade, na diversidade dos instrumentos de report/avaliação das aprendizagens e na redução dos períodos de concentração destinado à avaliação das aprendizagens.

Calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário no AE Afonso de Albuquerque

Calendário escolar 2023/2024 - 2.º, 3.º CEB e Secundário